Mathias Lobato realiza Conferências de Saúde

No dia 30 de maio, no pátio da Escola Municipal Professora Ana Morais Pessamilio, teve início a V Conferência Municipal de Saúde de Mathias Lobato. O evento contou com a presença de cerca de 230 pessoas, entre comunidade e autoridades municipais.

CREDENCIAMENTO

Aconteceram três palestras, com os temas “Vigilância em Saúde: Direito, conquistas e defesas de um SUS público e de qualidade”, “A Saúde das mulheres: Desafios da integralidade com equidade” e “Realidade atual de Saúde do Município”. Elas foram ministradas, respectivamente, por Maria Regina Bosco de Menezes (graduada em Gestão Pública, especializada em micropolítica de Gestão de Trabalho em Saúde pela UFF e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS); por Gilper de Souza Santos (graduado em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce, pós-graduado em Enfermagem e Saúde do Trabalho, foi coordenador da Atenção Básica no município): e por Juscélia Almeirda de Matos Fernandes, secretária de Saúde de Mathias Lobato e presidente do COSEMS – Regional de Governador Valadares.

Entre a 1ª e a 2ª palestra foi apresentada uma peça de teatro, “Episódio da vida real”, produzida pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF), que contava a vida de uma família em que o marido não participava dos grupos de NASF e não consultava com o médico. O momento buscou conscientizar o público presente. Já entre a 2ª e a 3ª palestra aconteceu dinâmica com profissionais da Academia da Saúde, envolvendo exercícios laborais com os presentes.

unnamed

Após esses momentos, foram apresentadas propostas como encaminhamento da Conferência e eleitos os delegados e delegadas que representarão Mathias Barbosa na II Conferência Estadual de Saúde das Mulheres.

Por Juscélia Almeida de Matos Fernandes

1,313 total views, 1 views today