1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde termina cercada por boas expectativas

Delegados e delegadas definem propostas prioritárias para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Chegou ao fim, na última quinta-feira (28), a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CEVS-MG), promovida pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Durante três dias de trabalhos intensos, no Minascentro, cerca de 700 delegados e delegadas de todas as regiões do Estado propuseram diretrizes para a Política Nacional de Vigilância em Saúde e reafirmaram a relevância do Controle Social na defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) público, equânime e de qualidade.

37348289172_6e20a95a17_o

Foto: delegados e delegadas mirins, da Conferencinha, realizam apresentação durante Plenária Final

Ao longo dos três dias de evento, foram debatidas mais de 500 propostas que visam aperfeiçoar o SUS e as ações de Vigilância em Saúde. Durante a Plenária Final, último momento da 1ª CEVS, foram lidas propostas de abrangência estadual e nacional, discutidas em grupos de trabalho, referentes aos quatro eixos temáticos da Conferência:

  • Eixo I: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS;
  • Eixo II: Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde;
  • Eixo III: Saberes, Práticas e Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde;
  • Eixo IV: Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde.

Após o processo, todas as propostas serão consolidadas em um relatório final da etapa estadual e as três mais votadas de cada eixo serão priorizadas e encaminhadas para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, o usuário Ederson Alves (CUT-MG), avaliou de forma positiva a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. “Estamos chegando ao final da nossa Conferência com grandes debates para uma Política Estadual de Vigilância em Saúde e hoje estamos aqui para eleger as prioridades entre as nossas propostas para o Estado e também para o âmbito nacional”, afirmou.

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro acontece a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, em Brasília/DF.

Crédito das fotos: SES/MG

1,097 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility