Conselhos Estaduais de Saúde da região Sudeste se reúnem com o CNS para avaliar ações de enfrentamento da Covid-19

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), Ederson Alves, e a secretaria-executiva, Graziella Corrêa Matias, participaram, nesta quarta-feira (29/04), de uma reunião virtual da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com os Conselhos Estaduais de Saúde da região Sudeste.  O encontro foi conduzido pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto e contou com representações dos conselhos estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Na reunião, foi feita a avaliação e um diagnóstico das ações de enfrentamento da emergência de Saúde Pública causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) nos estados do Sudeste. As representações dos conselhos apresentaram um panorama da situação em cada estado, avaliando as ações de enfrentamento, progressão dos casos da doença, pico de transmissão, capacidade de atendimentos dos hospitais, garantia de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todas e todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente no atendimento às usuárias e usuários, e respiradores para os hospitais dos estados.

O vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves, destacou que os conselhos puderam externar ao CNS a preocupação comum com a flexibilização do distanciamento social em cidades de todos os estados da região. “Nossa preocupação é manter a responsabilidade sanitária e política do controle social, orientando aos conselhos municipais para que exijam a participação nos comitês de crise locais, e que os gestores fortaleçam medidas de distanciamento, especialmente porque a Covid-19 ainda não atingiu o pico de transmissão no país. É essencial garantir que qualquer movimento de retomada da economia seja exclusivamente fundamentado em dados epidemiológica e com respaldo científico”, enfatiza.

1,049 total views, 2 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility