CES-MG ocupa cadeira no Comitê de Integração para Ações de Enfrentamento da Covid-19

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) passou a ocupar uma cadeira no Comitê de Integração para Ações de Enfrentamento da Covid-19, do governo de Minas, e está sendo representado pelo conselheiro do segmento de usuários, pela Federação das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais (Famemg), e 2º secretário da Mesa Diretora do CES-MG, Júlio Cézar Pereira.

O Comitê de Integração funciona como um conselho tático, que analisa demandas relacionadas à pandemia da Covid-19, destrinchando-as para buscar soluções eficientes para os órgãos públicos e para a sociedade civil. Busca ainda atualizar questões sobre a doença para tentar minimizar ou solucionar problemas que impactam as usuárias e usuários em Minas Gerais.

Além do CES-MG, o comitê é composto por membros da Secretária de Estado da Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Ministério Público do Estado de Minas Gerais e as Forças Armadas, representadas pelo Exército.

No Comitê de Integração para Ações de Enfrentamento da Covid-19 há também a divulgação de questões consideradas importantes para a população, junto à observação da situação dos municípios do estado e o espaço para discussões que podem facilitar a aplicação das políticas públicas de saúde nas regiões mineiras.

De acordo com o conselheiro Júlio Cezar, a participação do CES-MG no comitê é essencial. “O CES-MG representa a sociedade civil dentro desse comitê, trazendo assim a voz da população para as questões da Covid-19 e dá legitimidade a elas”. O conselheiro destaca também que a participação do Conselho é fundamental para que os órgãos que compõem o Comitê conheçam a importância do controle social para a Saúde.

806 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility