Plenária Regional Triangulo Sul estreita diálogo com conselhos municipais da região

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG) realizou no dia 1/10 a Plenária Regional Triangulo Sul. Participaram representantes dos conselhos municiais de Saúde de Ibiá, São Francisco de Sales, Araxá, União de Minas, Ituiutaba e Limeira, que compartilharam com as membras e membros da Mesa Diretora; representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG); e conselheiras e conselheiros estaduais representantes da região, um processo de diálogo, interação e escuta das experiências no controle social de cada município e principais demandas.

Além disso, Monique Felix, da Superintendência de Redes de Atenção da SES-MG, apresentou uma análise técnica do plano de contingência construído para a macrorregião Triângulo Sul, leitos, equipamentos e insumos especialmente em relação ao eixo hospitalar, que ajudou na projeção do número de casos.

Monique mostrou de forma detalhada os municípios com maiores números de casos da covid-19 e a estimativa de leitos necessários para o atendimento à usuários e usuários com a doença e destacou que algumas instituições destinaram suas instalações exclusivamente à covid-19 enquanto outras atendem concomitantemente outras condições clínicas.