No Dia Mundial da Saúde, defenda o SUS e o direito à vida

O mês de abril é marcado por ações e atividades voltadas para a visibilidade da Saúde como um direito universal e do Sistema Único de Saúde (SUS) como a mais importante conquista da população brasileira. O dia 7 foi escolhido como o Dia Mundial da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com os Conselhos Estaduais, estão articulando uma série de atividades virtuais e simbólicas, que inclui os movimentos, entidades e frentes para todo o mês de abril.

“A defesa do SUS e da vida de todas as pessoas” será o tema das atividades, com o objetivo de dar visibilidade à Saúde Pública e ao Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública inclusiva e de qualidade, fruto da conquista do povo brasileiro e seu papel fundamental para o combate à pandemia da covid-19. A garantia do direito ao acesso às vacinas por toda a população é uma das pautas mais essenciais neste momento.

Foto: Reprodução Mídia Ninja

Para participar?

O mês de abril será dedicado às atividades virtuais em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da vida de todas as pessoas. Assim como o CNS, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais estimula e incentiva que os conselhos de Saúde e a sociedade promovam atividades ao longo de todo o mês, conforme disponibilidade de agendas. Saiba como participar:

1 – Promova e participe das atividades online e ajude a fortalecer a rede em defesa do SUS, a vida e a vacinação para toda a população.

2 – Encaminhe para comunicacaocesmg@gmail.com fotos das atividades online, com nome da cidade e data de realização.

3 – Utilize as hashtags: #ControleSocialMG #EuDefendoSUS #VacinaParaTodaseTodos #EmDefesaDoSUSeDaVidaDeTodasAsPessoas #SUScombateCoronavírus em tudo o que for postado.

4 – Publique vídeos em defesa do SUS, da Vida e da vacinação para todos em suas redes sociais. Marque o CNS e o CES-MG e utilize as hashtags da campanha.

5 – Acompanhe as atividades promovidas pelo CNS e pelo CES-MG e municípios.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O conceito de Saúde definido pela OMS é amplo e não se restringe apenas a ausência de enfermidades, sendo: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

CES-MG nas Redes

👍 fb.com/ConselhoEstadualdeSaudedeMinasGerais