Encontro de comissão do CNS faz balanço da 2ª edição do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS

O momento buscou ainda traçar estratégias para potencializar as oficinas de formação, cursos, pesquisa, seminários estaduais e processos de multiplicação

A coordenadora da Câmara Técnica de Educação Permanente (CTEP) do CES-MG, Gláucia de Fátima Batista e a membra da CTEP, Maria Izabel Pereira, participaram do 5º Encontro da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com as Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde e do Distrito Federal. O encontro foi realizado virtualmente e fez um balanço da 2ª edição do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS, oferecido para conselheiras e conselheiros de saúde e lideranças sociais de todos os estados brasileiros. O encontro também buscou traçar estratégias para potencializar as oficinas de formação, cursos, pesquisa, seminários estaduais e processos de multiplicação.

Além das oficinas, o projeto inclui a realização de seminários estaduais que são voltados para pessoas que participaram das oficinas de formação, lideranças de movimentos sociais, populares e sindicais e para o público em geral.

“Essas oficinas de formação para o controle social contribuem para tomarmos consciência da importância do Sistema Único de Saúde no combate à covid-19 e mais, resgata o histórico de construção do SUS pelo movimento sanitarista, movimentos sociais, feminista e de mulheres. Nos lembra que a luta pelo SUS é a luta por democracia e pelos direitos constitucionais de Saúde e do SUS enquanto direito humano e também do conceito ampliado de saúde” diz Gláucia.

Ainda segundo a coordenadora da CTEP do CES-MG as oficinas trouxeram para ela a visão de que as conselheiras e conselheiros de saúde não sabem o poder que tem e que o Controle Social não pode ter como presidente um representante da gestão, pois os conselhos são para acompanhar e fiscalizar e se ele é presidido por representante da gestão, como vai fiscalizar a si mesmo?

Gláucia, ainda parabenizou as organizadoras e organizadores do evento, e também citou o projeto que a CTEP-MG possui nas escolas de ensino fundamental e médio de Minas, e que visa fortalecer o SUS e o Controle Social.

458 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility