Na última segunda-feira, 24/7, ocorreu a plenária mensal para discussão das pautas de saúde pública no estado no Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG). Uma das pautas discutida foi a cooperação técnica entre o CES-MG e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG), que teve aprovação unânime entre as pessoas conselheiras.
A iniciativa, que já havia sido previamente discutida com a mesa diretora, foi levada à reunião para ser legitimada junto as demais representações do Controle Social no estado. A proposta é desenvolver conjuntamente uma estratégia de formação permanente para as pessoas conselheiras, de modo a fortalecer o controle social no estado.
Para Gláucia Batista, membra da Câmara Técnica de Educação Permanente, focar em educação permanente é estratégico para o controle social e para o SUS. Assim, a cooperação técnica entre os órgãos, que agora irá passar para a fase de desenvolvimento, irá compor, junto a outras iniciativas, como as realizadas pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), a estratégia de educação permanente para o controle social em Minas Gerais, de modo a cobrir conjuntamente todos os municípios do estado.
“Importante ressaltar o papel fundamental da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Conselho Estadual de Saúde e a Escola de Saúde Pública para ações de Educação e Formação para o Controle Social. A Educação Permanente traz a ideia de uma aprendizagem cotidiana e comprometida com as diretrizes do SUS”, afirma a presidenta do CES-MG Lourdes Machado.
Mais detalhes sobre a cooperação técnica entre o CES-MG e a ESP/MG estão disponíveis neste link.
283 total views, 2 views today