Situação do coronavírus em Minas Gerais é assunto da reunião ordinária do CES-MG

por Débora Alves ((Estagiária de Jornalismo/CES-MG)

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) realizou nesta segunda-feira (09), em Belo Horizonte/MG, sua reunião ordinária mensal com as conselheiras e os conselheiros estaduais de saúde.

A reunião teve início com os informes, com destaques para o “V Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental”, que acontecerá nos dias 02,03 e 04 de abril em Mariana/MG e as inscrições para a 2ª edição das Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS.

Mesa da plenária de 09/03/2020

Enfrentamento ao coronavírus

Convidado pelo CES-MG, Gilmar Rodrigues, da Coordenação em Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), falou sobre as ações de enfrentamento e os perigos do coronavírus (COVID-19).

Acesse a apresentação:

A partir de um panorama do vírus pelo mundo, ele explicou sua forma de transmissão (contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas) e que Minas Gerais tem 122 suspeitos de infecção, 17 casos descartados e apenas 1 caso confirmado. “Os grupos de risco, que são pessoas recém chegadas dos países com o maior número de casos confirmados e pessoas que tiveram convívio direto com estas, estão sendo monitoradas”, disse Gilmar.

As conselheiras e os conselheiros levantaram dúvidas, entre elas a aquisição de produtos importados da China, país com mais casos confirmados no mundo. Gilmar respondeu que não há perigo algum com produtos importados dos países onde o vírus se espalhou. “O vírus precisa de um organismo para viver, com o tempo no ambiente ele morre, não sabemos quanto ainda, mas o risco é zero”, apontou.

Conselheiras e conselheiros na plenária de 09/03/2020

Ações

A assessora de parcerias em saúde da SES-MG, Claudia Hermínia de Lima e Silva, informou sobre as parcerias que a SES-MG está fazendo para o plano de contenção do coronavírus. “Existem pesquisas para vacinas. O Banco Mundial já liberou um valor considerável para os países fazerem pesquisas e a SES-MG está em contato com a UFMG que já está captando recursos para esses estudos”, disse.

Ela também destacou que Minas Gerais está se articulando e foi o último estado a ter notificações da presença do vírus. “O momento é desse controle ser feito de forma conjunta, com todas as áreas da saúde, atuando de forma colaborativa”, concluiu.

A reunião ordinária do CES-MG ainda contou com a apresentação dos balancetes das atividades do último ano da Câmara Técnica de Orçamento e Financiamento Gestão e Planejamento (CTOF), da Câmara Técnica de Gestão e Força do Trabalho (CTGFT), da Câmara Técnica de Controle, Avaliação e Atenção à Saúde (CTCAAS), e da Comissão Intersetorial Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT-MG).

Além disso, Matheus Aguiar, da Assessoria Estratégica da SES-MG, continuou com a apresentação do Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023, iniciada na reunião do mês anterior.

Conselheiras e conselheiros durante suas falas no plenário de 09/03/20